segunda-feira, 30 de abril de 2018

Os 5 tipos de empresas na Bolsa



"O crescimento rápido pode ser uma boa ou uma má notícia. Depende de quanto capital você tem que investir para gerar esse crescimento" - Terry Smith



Escolas de negócios costumam ensinar em seus cursos Finanças e Estratégia como matérias distintas. Na prática, o investidor deve enxergá-las como duas metades da mesma laranja. A estratégia e a contabilidade gerencial de uma companhia devem andar em compasso para criar valor ao acionista. O foco exclusivo em crescimento da empresa pode levar a investimentos destrutivos. No fim do dia, o que gera valor ao acionista é fluxo de caixa livre futuro da companhia (considerando os investimentos), reflexo das boas decisões de alocação dos seus recursos.

Uma ótima métrica para acompanhar a qualidade de um negócio é o ROIC, o percentual de lucro operacional considerando o capital investido nesta operação. Empresas com retornos consistentes acima do custo desse capital são de fato as que geram valor. Portanto, faz parte do dever de casa do investidor vislumbrar a sustentabilidade desse ROIC ao longo do tempo, seja em cenários onde a companhia adote uma estratégia de crescimento de suas operações, ou no caso de ela permanecer no tamanho atual e distribuir a maior parte de seus lucros aos acionistas.

Se duas companhias apresentam o mesmo spread do retorno sobre o custo de capital, aquela que cresce mais criará mais valor ao longo do tempo, desde que consiga manter seu nível de rentabilidade nos novos projetos. A história é farta em exemplos de empresas decidiram crescer e arruinaram sua rentabilidade, prejudicando inclusive a operação original. Nesses casos teria sido muito mais produtivo ao acionista que a companhia mantivesse seu status quo retornando aos sócios os ganhos excedentes ao capital necessário para essa manutenção.

Assim, o ROIC ajuda a entender a eficiência no formato atual. Se quisermos ter alguma sensibilidade sobre o futuro da empresa, tão importante quanto projetar a sustentabilidade deste retorno é olhar o ganho que uma empresa terá sobre o capital investido em projetos novos - o Retorno sobre o Capital Investido Incremental (ROIIC). Se ela for capaz de investir em seus lotes de negócios com alto retorno, seu valor aumentará.

Podemos empregar o ROIC e o ROIIC para fazer uma classificação dos cinco tipos de negócios e as estratégias mais apropriadas na alocação de capital.



Tipo 1: Alto ROIC, Alto ROIIC, negócios com baixa necessidade de capital

Negócios que não requerem muito capital investido para apresentar resultados operacionais crescentes, podem distribuir parte substancial dos lucros aos acionistas. Em alguns casos raros, é razoável que essa empresa empregue o dinheiro acumulado para aquisições. Esses casos devem ser raros porque os negócios de uma empresa já são excepcionais, e, portanto, deve ser difícil encontrar potenciais aquisições que não destruam valor para os acionistas. Multiplus é um bom exemplo de empresas do tipo 1.


Tipo 2: Alto ROIC, Alto ROIIC, negócios intensivos em capital

A diferença entre as empresas do tipo 1 e do tipo 2 é que as do tipo 2 precisam continuar investindo em seus negócios para crescer. Ainda assim esse tipo de negócio é um dos melhores, pois a companhia continua obtendo altas taxas de lucratividade em um negócio com crescimento. Nesse caso os acionistas devem esperar baixos dividendos no curto prazo, já que a maior parte do lucro está direcionada para os novos investimentos. Raia Drogasil, empresa bem-sucedida no setor farmacêutico, figuraria bem na lista de empresas do tipo 2.


Tipo 3: Alto ROIC, baixo ROIIC

Empresas do tipo 3 já tiveram sua fase de crescimento no passado, mas não tem a capacidade de reinvestir capital no negócio com altas taxas de retorno. Isso não significa que o negócio seja ruim. Pelo contrário, suas operações atuais são altamente lucrativas, mas sem muito potencial de crescimento. São conhecidas no mercado financeiro como "vacas leiteiras", pois costumam distribuir quase todos seus lucros para os acionistas. O crescimento potencial para essas empresas pode se dar somente através de aquisições. Empresas eficientes de utilidade pública como o de saneamento ou elétrico são bons exemplos deste tipo de negócio.


Tipo 4: Baixo ROIC, Alto ROIIC

Os negócios do tipo 4 geralmente são representados por empresas pequenas que não têm histórico rico em operações altamente rentáveis, mas entram em uma fase de rápido crescimento. E, claro, essas empresas devem reinvestir todos os seus pequenos lucros de volta para o negócio. A pequenas Senior Solution, que vem em sua jornada de consolidação do setor de softwares, é um bom exemplo de negócios do tipo 4.


Tipo 5: Baixo ROIC, Baixo ROIIC

Este é o pior tipo de negócio que, mesmo com baixa rentabilidade, ironicamente, requer muitos investimentos para se manter vivo. As empresas desse tipo podem ser encontradas em indústrias cíclicas altamente competitivas, como as construtoras.



ROIC, ROIIC e seus investimentos
Métricas financeiras como o ROIC e ROIIC são importantes para avaliar a qualidade de um negócio. Elas devem, contudo, estar alinhadas com a melhor estratégia na alocação de recursos, seja no investimento em crescimento ou na distribuição dos lucros ao acionista. Empresas do tipo 1 e 2 geralmente são negociadas em múltiplos altos. A Magic Formula é exatamente baseada na ideia de encontrar ações do tipo 1 e 2 a preços razoáveis (mas pode encontrar ações do tipo 3, já que não leva em conta o ROIIC). Em casos raros, o mercado apresentará ações de tipo 1 ou 2 a preços atrativos, com alguma margem de segurança. Neste caso, recomendamos agir de forma decisiva ao investir.

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5 comentários:

  1. Parabéns André, excelente post, bem explicativo.

    Abraços e fica com Deus.

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Muito bom isso, parabéns! Me deixou atento para tentar analisar em qual contexto atual a empresa em vista está,somando a esses dados o quanto ela anda distribuindo. Show de bola!

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