quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Como Buffett encontra as grandes empresas



Uma coisa que muitas pessoas não percebem sobre o investimento na bolsa é que não se trata apenas de um jogo de números. Saber o básico de finanças é interessante, mas muitos contadores e economistas ótimos não entendem o que separa as grandes empresas das meramente boas. 

A verdade é que encontrar investimentos consistentes no longo prazo é um exercício intelectual. A chave do sucesso está em analisar e descobrir as vantagens competitivas dos negócios. 

Quando uma empresa é bem sucedida, obtendo um alto retorno sobre o capital investido (ROIC) em seus negócios, a tendência é que os concorrentes tentem replicar o seu modelo para ganhar uma fatia dos lucros. Vantagens competitivas, ou fossos econômicos como batizou Warren Buffett, funcionam como barreiras à entrada desses novos entrantes, protegendo esta empresa da concorrência predatória, que fatalmente reduziria sua margem de lucro. 

O valor de uma empresa é igual ao dinheiro que ela será capaz de gerar no futuro. Assim, um negócio que pode gerar lucros acima da média por um longo tempo vale mais do que outro que pode ser rentável apenas por um curto período de tempo. 

Um erro comum que os investidores, novos ou experientes, caem é apostar em uma empresa com um desempenho impressionante momentâneo no mercado de ações, mas sem barreira à entrada, cujo desempenho foi resultado de um período de volatilidade, ou um fator temporário. 

Neste caso, ele aceita pagar um preço alto por estas ações que apresentaram um desempenho atraente nas últimas semanas, para só depois de algum tempo ver como o aumento da concorrência reverte a rentabilidade desta empresa para a média.




Não se deixe enganar por estas Ilusões

Barreiras à entrada são características estruturais inerentes ao negócio, e a dura realidade é que algumas empresas são intrisicamente melhores do que outras. Produtos da moda, tamanho, execução perfeita, e mesmo a propalada cultura corporativa não criam vantagens competitivas de longo prazo. São positivos, mas não o suficiente.

Mesmo a gestão de uma companhia é importante, mas importa menos do que você pensa. Portanto, se tiver que escolher, aposte no cavalo, não no jockey. Investir é basicamente traçar probabilidades, e uma empresa com grande vantagem competitiva, gerenciada por um CEO médio terá mais chance de sucesso a longo prazo do que uma sem vantagens, gerida por um ótimo executivo. 


As quatro formas de vantagem competitiva estrutural 

Encontrar uma empresa com retornos sobre o capital investido recorrentes e uma das quatro características listadas a seguir, é um forte indicio de ter a frente uma empresa com um fosso econômico.
 


1.         Ativos Intangíveis

Marcas populares nem sempre são rentáveis. Se uma marca não consegue fazer os consumidores pagarem mais por sua marca em relação à do concorrente, mesmo sendo mais conhecida, ela não tem uma vantagem competitiva. 

Patentes são maravilhosas, pois limitam a concorrência. Mas os desafios legais são o maior risco para um fosso econômico oriundo de patentes. O melhor tipo de fosso regulamentar é criado por uma série de pequenas regras, ao invés de uma grande que poderia ser mudada de uma hora para outra.
 
Exemplos: Alpargatas, Natura e Arezzo.




2.         Dificuldades de mudança

Empresas que conseguem criar dificuldades para o cliente trocar de marca ou serviço criam custos de mudança. E se esse cliente é menos propenso a mudança, a empresa pode cobrar mais, o que ajuda a manter altos retornos sobre o capital. 

Os custos de mudança vêm em muitas formas: alta integração com o negócio do cliente, custos monetários, e o custo de reapredizagem num novo modelo, para citar apenas alguns.  Bancos fazem um monte de dinheiro com o fosso de custos de mudança.
 
Exemplos: Itaú, Vivo e Linx.




3.         Efeito rede

A empresa se beneficia do efeito de rede quando o valor de seus produtos ou serviços aumenta com o número de usuários, pois depende da interação dos usuários. Cartões de crédito, plataforma de vendas online, e algumas trocas financeiras são bons exemplos. 

O efeito rede é um tipo extremamente poderoso de vantagem competitiva, pois o vencedor daquele mercado costuma levar todo o premio, já que as pessoas irão escolher aquela empresa justamente que já tem mais clientes, criando uma bola de neve. 


Exemplos: Qualicorp, BMF Bovespa e Cielo.




4.         Menores custos

Vantagens de custo são mais importantes nas indústrias onde o preço é parte decisiva na escolha do cliente. As vantagens de custo podem criar fossos em mercados onde um produto ou serviço tem um substituto facilmente disponível.

Processos mais baratos, melhores localizações e recursos exclusivos podem criar vantagens, mas mantenha o olho atento sobre as vantagens baseadas em processos. O que uma empresa pode inventar, os concorrentes podem copiar. 

Em muitos casos, ser um peixe grande em um lago pequeno é melhor do que ser um peixe maior em uma lagoa maior. Concentre-se no tamanho relativo em um mercado, não no tamanho absoluto da empresa. Entregar um produto ou serviço mais barato do que qualquer outra companhi pode ser bastante rentável. 
 
Exemplos: Pão de Açúcar, Via Varejo e Fibria.




Onde encontrar

É mais fácil criar vantagem competitiva em alguns setores do que em outros. A vida não é justa. Barreiras são absolutas, não relativas. A quarta melhor empresa em uma indústria estruturalmente atraente pode ter uma vantagem econômica maior do que a melhor empresa em um setor competitivo.

 


Escolha bem sua especialidade

Empresas com fortes vantagens competitivas podem obter retornos sobre o capital investido superiores a 20% consistentemente, taxa que muito poucos gestores de investimento conseguem entregar durante longos períodos de tempo. A oportunidade de se tornar sócio neste tipo de empresa, especialmente quando estão baratas, tem potencial para construir uma riqueza que pode te surpreender. 

Um ditado bastante popular no mercado de ações fala que você só deve investir naquilo que entende. Assim, uns investem em empresas de varejo, outros de commodities, ou bancos. Transforme sua especialidade em descobrir barreiras à entrada. Costuma pagar muito bem!



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