"O sucesso nos investimentos está
em antecipar a antecipação dos outros.” John M. Keynes
No final do ano passado o lendário
investidor americano Howard Marks divulgou uma de suas cartas aos clientes de
seu fundo intitulada “It`s not Easy”. Nela ele mostra como o investimento em
valor voltado para o longo prazo, apesar de bastante simples, passa longe de
ser fácil. Se assim o fosse, bastava estudar em uma boa escola de economia ou
administração, ser dotado de inteligência mediana e alguma dose de boa vontade
para alcançar bons resultados no mercado financeiro.
Vale muito a leitura do documento
original, mas
neste curto espaço queremos destacar uma parte em especial, na qual Marks
mostra qual é, em sua opinião, a forma correta de se pensar ao investir em
Bolsa. Batizado por ele de “Second Level Thinking” (Pensamento de Segundo
Nível em tradução livre), este é um conceito importante, pois faz uma
diferenciação clara da forma de pensar dos grandes investidores em relação ao
resto do mercado.
A maioria dos agentes da Bolsa, incluindo os profissionais, trabalha com o pensamento de nível um,
raso e simplista, que considera somente aquilo que está à sua frente para tomar
uma decisão de compra ou venda de uma ação. Ignoram a configuração complexa do
mercado, onde os preços dos ativos refletem e dependem das expectativas dos
outros participantes. Este investidor olha
simplesmente para a empresa de maior qualidade, ou a mais barata, ou a que
cresce mais rápido, ignorando o
pensamento de segundo nível.
Por sua vez, o pensador de segundo nível é
aquele cara que enxerga um passo à frente, adotando um processo mais complexo e
profundo ao comprar um ativo. A empresa é boa? Será que os outros pensam que é
tão boa quanto eu? Será que é realmente tão boa quanto eu penso ou quanto os
outros pensam? É tão boa como os outros acham que os outros pensam que é?
Como essa percepção pode mudar? Como os outros acham que pode mudar?
Portanto, uma ação estará precificada dado: sua condição atual; como você acha que essa condição pode mudar; como os outros pensam que ela vai mudar; e como os outros pensam que os outros pensam que vai mudar. Seu principal trabalho é entender as diferenças entre o cenário precificado pelo mercado e o que você enxerga. Eis alguns exemplos:
- Exemplo 1: Pensamento de primeiro nível: "Esta é uma boa companhia; vou comprar suas ações". Pensamento segundo nível: "Realmente é uma boa companhia, mas o mercado a está precificando como uma ótima empresa, e não é. Sendo assim, a ação está superestimada; hora de vender".
- Exemplo 2: Pensamento de primeiro nível: "A perspectiva econômica do país é de crescimento negativo e inflação crescente. Vou vender minhas ações". Pensamento de segundo nível: "As perspectivas são péssimas, mas estão todos vendendo em pânico a preço de banana. Hora de comprar".
- Exemplo 3: Pensamento de primeiro nível: "Eu acho que os lucros da empresa cairão; vou vender". Pensamento de segundo nível: "Eu acho que os lucros da empresa vão cair muito menos do que as pessoas esperam, e uma agradável surpresa pode levantar a ação. Vou comprar".
Mas como desenvolver um processo para
pensar em segundo nível? A má notícia é que esta não é uma tarefa fácil,
tampouco rápida. Ter um profundo entendimento do provável preço e tomar
decisões inteligentes com base nessa análise consistentemente é o que tem
colocado Marks entre os grandes investidores nas últimas décadas. Como diz o
título de sua carta, ser um investidor acima da média não é fácil.
Por outro lado, incorporar esse
pensamento ao investir certamente lhe dará grande vantagem frente à maioria no
mercado. Como ponto de partida, eis aqui algumas reflexões importantes na sua
jornada para se tornar um investidor de segundo nível:
- Você tem uma visão diferente da maioria sobre este investimento?
- O que é que você consegue enxergar além do mercado?
- Gerencie expectativas. Pense em termos relativos, não absolutos.
- Você não precisa ter uma opinião sobre tudo o que está acontecendo nos mercados.
- Pense no futuro em termos de probabilidades, não como certeza determinística.
- Saiba que a melhor ação pode ser um péssimo investimento dependendo do preço.
- Opiniões diferentes ajudam a ver o outro lado de uma tese de investimento. Seja humilde ou o mercado se encarregará disso.
A história mostra que os investidores
de sucesso foram aqueles que passaram a maior parte do seu tempo lendo e
pensando, não em atividades emocionantes como o mercado costuma ser retratado.
Charlie Munger, grande investidor e sócio de Warren Buffett, por exemplo, já disse em uma ocasião que eles se identificam mais com acadêmicos do que com homens de negócios. “Warren possui um império, e tudo que ele tem em sua agenda esta semana é um corte de cabelo. Ele tem muito tempo para pensar".
Acredite, pensar (da maneira correta) mais do que agir não é fácil, mas paga muito bem na Bolsa.
Charlie Munger, grande investidor e sócio de Warren Buffett, por exemplo, já disse em uma ocasião que eles se identificam mais com acadêmicos do que com homens de negócios. “Warren possui um império, e tudo que ele tem em sua agenda esta semana é um corte de cabelo. Ele tem muito tempo para pensar".
Acredite, pensar (da maneira correta) mais do que agir não é fácil, mas paga muito bem na Bolsa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário