quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Você tem Um email de: Howard Marks



"Se algo não pode continuar para sempre, eventualmente irá parar" Herbert Stein


Em momentos de forte queda nos preços das ações, é comum que até o mais veterano dos investidores coloque em xeque suas convicções. No calor do momento, as seguidas perdas anuais na Bolsa podem levar com que a emoção domine toda a bagagem teórica e prática, levando o investidor a cometer erros comportamentais que podem ser cruciais em seus objetivos de longo prazo.

Ciente desse perigo, o grande investidor, autor do livro “The Most Important Thing”, e leitor assíduo do Barganhas da Bolsa, Howard Marks, nos enviou um email com alguns recados sobre como se portar nesse momento de crise, não somente para sobreviver a ela, mas para ganhar com ela e fazer ótimas aquisições para sua carteira.

Alma caridosa que sou, não poderia deixar de torná-lo público, com seus valiosos ensinamentos.




"Regra No. 1: a maioria das coisas na vida e nos investimentos são cíclicas. - Regra No. 2: as maiores oportunidades aparecem quando as outras pessoas se esquecem da regra nº 1."

Nada permanecerá bom ou ruim para sempre. E, no entanto, quase sempre as pessoas extrapolam determinada situação como se ela fosse durar para sempre, para o bem e (no caso atual) para o mal. Situações em que a reversão à média não acontecem são raras, e, portanto, a suposição de reversão à média deve ser uma grande amiga do investidor. De forma mais direta: sim, nos últimos anos o investimento em ações, na média, tem perdido para outras aplicações de longe, mas se você é um investidor de longo prazo, este movimento chamado volatilidade é uma oportunidade de compra.


"É nosso trabalho como contrarians pegar facas caindo, de preferência com cuidado e habilidade. Manter uma visão de valor que nos permite comprar quando todo mundo está vendendo é o caminho para as maiores recompensas com o menor risco."

Não espere que a incerteza desapareça. Uma das razões que boas ações baratas se tornam mais baratas é que muitos investidores não querem pegar uma 'faca caindo" e então esperam até que tenham uma visão mais clara das perspectivas da empresa. O problema é que no momento em que a incerteza se dissipar totalmente, muitas barganhas sumirão automaticamente, pois outros investidores maiores irão voar na ação antes de você ter a chance de comprá-las.

Comprar uma ação barata e vê-la se tornar mais barata é difícil, mas sabendo que é muito improvável acertar o fundo, faça a sua compra aos poucos. Dessa forma, você terá o poder de fogo de sobra para comprar a preços mais baixos, até o momento da reversão.
 
Eu sei, você deve estar pensando “falar é mais fácil do que na prática”. Isso é verdade, e por isso Howard Marks nos brindou com sua terceira frase: 


"Ser verdadeiramente contrarian implica em se sentir desconfortável, às vezes." 

É importante saber remar contra a maré. Em outras palavras, enquanto a maioria dos investidores está se livrando de suas ações, seja a que preço for (e sentindo um alívio temporário com isso), você deve ter a tranquilidade de comprar participação em boas empresas vendidas durante a tempestade. Ser um investidor de sucesso implica em os outros concordarem com você... depois! Durante algum tempo, você deve se acostumar a ter uma opinião diferente da maioria, e, dentro do possível, se sentir bem com as pessoas lhe dizendo que você está errado. É justamente essa independência do pensamento da manada que fará com que seus ganhos sejam maiores do que a média do mercado no longo prazo. 


"Nós não sabemos o que vem pela frente na macroeconomia. Ninguém sabe mais do que o consenso, portanto não fazemos apostas macro. Focar no sistema mais simples possível (uma empresa individual) é a maior oportunidade para um investidor, pois compreender uma empresa pode revelar uma assimetria em seu preço."


O tempo do investidor será melhor aproveitado tentando ganhar alguma vantagem sobre o que pode ser dominado: o estudo de empresas e indústrias.” Quanto mais micro for seu foco, maior a probabilidade de aprender alguma coisa que os outros não sabem. 


"Os maiores erros de investimento não vêm de fatores informativos/analíticos, mas psicológicos. As melhores oportunidades de compra vêm quando os atuais donos de ativos são obrigados a vender."

Erros psicológicos são ao mesmo tempo a maior fonte de perigo e de oportunidade para um investidor. Se você mantiver a cabeça no lugar quando todo o resto dos investidores está enlouquecendo, fatalmente terá ganhos bem acima da média. 


"Eu vivo lembrando o que Charlie Munger me disse, que é nada disso é fácil, e qualquer um que pense que é fácil é inocente. Simplesmente não é fácil. Há muitas camadas, e você tem que pensar bem."

Se você não está disposto a fazer o dever de casa de analisar as empresas em que vai investir, ou sentir que não tem o perfil emocional adequado para manter-se tranquilo após quedas dos preços de suas ações na ordem de 20%, 30% ou mesmo 40%, realmente o mercado de capitais não é para você. Vá para a renda fixa e seja feliz.



PS.: Não temos nenhuma prova material de que Marks é realmente um leitor do blog, nem ao menos que lê ou escreve em português. Na verdade eu que sou grande admirador dos ensinamentos de HM. As notas acima foram retiradas de suas cartas aos acionistas e são valorosa fonte de aprendizado, as quais recomenda-se a leitura na íntegra.


Siga no Twitter e Facebook 

3 comentários: