quinta-feira, 22 de outubro de 2015

O que esses 5 feras pensam sobre essa crise



A Bolsa brasileira tem se apresentado um festival de volatilidade recentemente, com uma clara trajetória de queda. Motivos aparentes não têm faltado: não bastasse a crise ética que presenciamos na política nacional, dados negativos na economia têm se proliferado com uma constância fora do comum. Por fim, a economia global tem se tornado cada vez mais instável.

Para a tarefa de explicar como tirar proveito de momentos exatamente como esses, convocamos um time de cinco feras do escalão internacional de investidores. As citações abaixo lançam luz sobre a mentalidade de investimento adequado para ter durante as recessões.



1. “Ao longo dos anos você assistirá a algumas crises econômicas e quedas no mercado acionário. Se não conseguir entender isso, então não está pronto, e não irá bem na Bolsa.”  Peter Lynch 

Recessões e quedas acentuadas na Bolsa não chegam a ser novidade. Pelo contrário, aparecem de tempos em tempos desde o início dos mercados financeiros. No entanto, quando investimos é comum que só pensemos nos bons tempos - os bull markets. 

O investidor que não entende que os preços das ações sobem e descem irá vender no pior momento possível. Não importa o quão baixo um preço das ações chegue em um determinado momento, mas que os negócios dessas empresas tenham uma tendência de crescimento ao longo do tempo. Este tem sido o curso da história. Durante longos períodos, o retorno total médio do Ibovespa é de cerca de 12% ao ano. Algumas empresas foram muito melhor (e outras, claro, muito pior).






2. “A Bolsa de Valores é a história dos ciclos e do comportamento humano, responsável por reações exageradas para ambos os lados.”  Seth Klarman

O mercado de ações não é eficiente, simplesmente porque as pessoas não são racionais o tempo inteiro – apesar de ser mais fácil reconhecer isso nos outros do que em si. Somos propensos a excitação e depressão, e isso se reflete nos movimentos extremos do mercado de ações (como no boom das commodities do final dos anos 2000 e o pânico na crise imobiliária americana em 2008). 
Isso não significa que as ações das empresas tenham seu valor alterado rapidamente para mais ou para menos, mas somente que nossa percepção de valor se alterou.



3. “Não olhe para as flutuações da Bolsa como sua inimiga, mas como aliada. Lucre com os períodos de loucura, ao invés de participar deles.”  Warren Buffett

As flutuações citadas pelo sábio de Omaha criam oportunidades para investidores de valor. Comprar durante as crises e segurar por longos períodos de tempo é uma das explicações para Buffett ter se tornado tão rico. Manter a cabeça fria e comprar empresas de alta qualidade quando colocadas à venda com grandes descontos é uma estratégia experimentada de sucesso comprovado. 

Imagine que o mesmo princípio aplicado à venda de sua casa. Digamos que você comprou sua casa por R$ 500.000. Duas semanas depois, alguém bate à sua porta e se oferece para comprar a sua casa por R$ 400.000. Você provavelmente responderia "Você está de brincadeira, não vou vender minha casa por 20% a menos do que acabei de pagar".



4. “Numa antiga lenda, um homem sábio resumiu a história da humanidade em uma única frase: isso também vai passar.”  Benjamin Graham

Recessões não duram para sempre. Mesmo a Grande Depressão de 1929 nos EUA eventualmente teve um fim. Tenha em mente que ótimas empresas irão durar mais que várias recessões - algumas até crescerão nesses momentos de oportunidades. Comprar estes negócios enquanto a maioria das pessoas pensa que "desta vez é diferente" e que "este é o fim do Brasil" permite que você possua negócios fantásticos a preços de banana.



5. “Compre quando houver sangue correndo nas ruas.”  Barão de Rotschild

O melhor momento para comprar é quando outras pessoas entram em pânico, perdem seu bom senso, saem do seu estado pleno de racionalidade. Buffett fez o mesmo ponto de uma forma menos violenta, quando disse: "Seja medroso quando os outros são gananciosos, e ganancioso quando os outros estão com medo". Sim, é mais fácil falar do que por em prática, mas é justamente por isso que funciona tão bem por tantas décadas.



Aperte o cinto e aguente a turbulência   

Investir durante as crises econômicas certamente não é a experiência mais confortável que você irá experimentar em sua carreira de investidor. Ninguém pode garantir que no dia ou na semana seguinte as ações compradas não estarão sendo negociadas por preços menores. Mas olhando mais à frente pode compensar bastante. Ou você acha provável que empresas como Hering, Itaú, Vale e Pão de Açúcar irão falir porque o mercado de ações está caindo?


Siga no Twitter e Facebook   

2 comentários: