A Bolsa brasileira tem se apresentado um festival de volatilidade recentemente, com uma clara trajetória de queda. Motivos aparentes não têm faltado: não bastasse a crise ética que presenciamos na política nacional, dados negativos na economia têm se proliferado com uma constância fora do comum. Por fim, a economia global tem se tornado cada vez mais instável.
1. “Ao longo dos anos você assistirá
a algumas crises econômicas e quedas no mercado acionário. Se não conseguir
entender isso, então não está pronto, e não irá bem na Bolsa.” Peter
Lynch
Recessões e quedas acentuadas na Bolsa não chegam a ser novidade. Pelo contrário, aparecem de tempos em tempos desde o início dos mercados financeiros. No entanto, quando investimos é comum que só pensemos nos bons tempos - os bull markets.
O investidor que não entende que os preços das ações sobem e descem irá vender no pior momento possível. Não importa o quão baixo um preço das ações chegue em um determinado momento, mas que os negócios dessas empresas tenham uma tendência de crescimento ao longo do tempo. Este tem sido o curso da história. Durante longos períodos, o retorno total médio do Ibovespa é de cerca de 12% ao ano. Algumas empresas foram muito melhor (e outras, claro, muito pior).
2. “A Bolsa de Valores é a
história dos ciclos e do comportamento humano, responsável por reações
exageradas para ambos os lados.” Seth
Klarman
Isso não significa que as ações das empresas tenham seu valor alterado rapidamente para mais ou para menos, mas somente que nossa percepção de valor se alterou.
3. “Não olhe para as
flutuações da Bolsa como sua inimiga, mas como aliada. Lucre com os períodos de
loucura, ao invés de participar deles.” Warren
Buffett
4. “Numa antiga lenda, um
homem sábio resumiu a história da humanidade em uma única frase: isso também
vai passar.” Benjamin
Graham
5. “Compre
quando houver sangue correndo nas ruas.” Barão
de Rotschild
Investir durante as crises econômicas certamente não é a experiência mais confortável que você irá experimentar em sua carreira de investidor. Ninguém pode garantir que no dia ou na semana seguinte as ações compradas não estarão sendo negociadas por preços menores. Mas olhando mais à frente pode compensar bastante. Ou você acha provável que empresas como Hering, Itaú, Vale e Pão de Açúcar irão falir porque o mercado de ações está caindo?
Siga no Twitter e Facebook


Parabéns pelo blogue! É excelente! Descobri-o hoje, e gostei muito. Vou ficar acompanhando sempre!
ResponderExcluirOpa! Muito obrigado!
Excluir