sábado, 14 de setembro de 2019

Buy & Hold ou Day-Trade? Seu Pereira explica.

A bolsa é um ambiente democrático, que aceita todos os tipos de pessoas, credos, e, principalmente, métodos para se ganhar dinheiro. Desde os mais ligados em padrões estatísticos, passando pelo grupo dos mais antenados na macroeconomia e no noticiário político, até os que, como eu, preferem analisar números empresariais e entender as histórias e estratégias por trás dos códigos negociados no pregão. Isso para resumir muito, porque levando ao limite cada um pode ter sua forma de atuar no mercado de ações. 

E na verdade você pode ter um pouco de cada grupo que está tudo bem. Mas existem dois jogos, totalmente distintos, que você precisa separar os dinheiros para ser bem-sucedido no longo prazo. No final do dia, para ser bem-sucedido, você precisa entender de forma bem clara qual tipo de jogo você quer jogar na Bolsa. Sem preconceitos, dá para ganhar dinheiro em ambos, desde que se entenda a diferença entre eles, e, claro, você seja bom no que escolher.


O mercadinho do Seu Pereira


Imagine que numa pacata cidade chamada Corinto-MG, exista o Supermercado do Seu Pereira, um senhor trabalhador e com um bom tino para negócios. Volta e meia ele resolve fazer umas promoções de algum item que está encalhando no estoque para fazer um capital de giro. Tão logo o produto volte a ser procurado, ele ajusta o preço para cima novamente, “Afinal de contas quem tem filho grande é elefante”.


Por outro lado, quando percebe que algum produto está “saindo” rápido demais, ele também não pestaneja: aumenta sua margem em cima dele. Às vezes acontece, inclusive, de o mesmo produto que na semana anterior estava na promoção se transformar na moda da cidade e dobrar de preço. Vai entender... 

Pois bem, como novato na cidade você logo irá perceber que existem duas oportunidades de ganhar dinheiro:


  •  Negociante de produtos: uma forma de fazer um bom trocado é comprando os produtos que ficaram encalhados quanto ficam em desconto do Seu Pereira, guardá-los em casa e esperar o momento certo para vender quando eles entrarem novamente na moda ou mesmo quando o Seu Pereira ficar sem estoque. Para isso suas habilidades mais importantes não devem ser conhecer a fundo cada produto, mas entender o humor do público comprador. E, claro, existe o risco de o que ficou barato ficar mais barato ainda e você encalhar com a mercadoria na mão. Por outro lado, os bons negociantes podem ganhar um bom dinheiro caso acertem esses movimentos de comprar na promoção e vender os que entraram na moda.

  • Sócio do Seu Pereira: nesse caso, sua estratégia é entender se o negócio do Seu Pereira é lucrativo, se há o risco de algum vizinho abrir um mercado concorrente ou mesmo na cidade ao lado de olho nesse lucro, e, claro, se ele é um sócio honesto e competente. Por fim, você ainda precisa calcular se vale a pena entrar como sócio pelo valor que o Seu Pereira está pedindo. Os riscos nessa abordagem estão dados, portanto: entrada de concorrentes, o filho do seu Pereira começar a dar pitaco na operação e gastar demais na manutenção do supermercado, e, por que não, o pessoal da cidade começar a encomendar tudo na Amazon!

No final do dia é sobre a execução da estratégia, mas...

 
Na bolsa a ideia é exatamente a mesma. Você pode ganhar sendo um ótimo negociante de ações, comprando as que vão subir e vendendo as que sofrerão algum desconto nos próximos dias ou semanas. Nesse caso você irá ganhar o pomposo nome de trader. Ou pode comprar uma parte do negócio dele, recebendo de tempos em tempos a parte do lucro que lhe é cabida. Ah, você também ganha um nome bacana nesse caso: investidor de valor.

A ideia mais importante é que no final do dia é sobre a execução da estratégia. Bons traders ganham dinheiro. Bons investidores também. O erro fatal é confundir as estratégias num bolo só. Portanto antes de sair apertando os botões de compra e venda, sugiro uma reflexão:

  • Eu tenho as habilidades necessárias para ser um trader?
  • Eu tenho as habilidades necessárias para ser um investidor?
  • Será que eu consigo fazer essas duas atividades, tão diferentes, ao mesmo tempo?
  • Eu conseguirei distinguir minha estratégia especulativa dos investimentos de longo prazo?
  • Eu tenho o temperamento adequado para não embaralhar os trades quando as coisas derem errado?

 Siga no Twitter e Facebook 

5 comentários:

  1. Excelente post meu amigo. Continue assim. Seu trabalho é muito bom

    Abraços e fica com Deus

    ResponderExcluir
  2. Ótimo blog para os alunos gestão ágil de projetos, bom post, recomendo a leitura, excelente história

    ResponderExcluir
  3. Quero compartilhar com todos vocês aqui sobre como recebo meu empréstimo do Sr. Benjamin, que me ajuda com um empréstimo de 400.000,00 Euros para melhorar meus negócios. Foi fácil e rápido quando solicito o empréstimo quando as coisas estavam ficando difíceis com o meu negócio. Benjamin me concede empréstimo sem demora. aqui está o email do Sr. Benjamin / contato whatsapp: +1 989-394-3740, lfdsloans@outlook.com /

    ResponderExcluir