sexta-feira, 8 de junho de 2018

O conto do rei e do velho

O momento no Brasil é péssimo, acho que todos concordamos. Para todos os lados vemos caos. Greve dos caminhoneiros, recuperação econômica frágil, incertezas políticas aumentando, cenário internacional deteriorando, violência nas grandes cidades. A bolsa de valores não ficaria impune a tudo isso e cai fortemente nas últimas semanas. E aí, chegamos no abismo? Brasil vai acabar e viraremos a Venezuela? As ações irão convergir para zero e nunca mais retornarão?

A lenda popular que eu conto abaixo apesar de ter séculos, pode ser uma forma fácil de encarar a atual situação. Em sua simplicidade, ela carrega sabedoria. Tudo pode mudar, e podemos aprender a nos adaptar a qualquer situação.
 


Isso também vai passar


Diz a lenda que certa vez um rei muito rico pediu um anel especial aos sábios de sua corte:


– Quero que vocês produzam um anel precioso e ocultem nele uma mensagem de sabedoria que possa me ajudar em momentos de desespero. Essa mensagem tem que ser curta, para que possa caber no anel.

Aqueles eruditos já haviam escrito grandes tratados, mas não sabiam como criar uma mensagem de duas ou três palavras que pudesse ajudar o rei nesses momentos em que ele considerava que essa ajuda poderia fazer a diferença.


O monarca tinha um velho criado que lhe disse:


– Não sou um sábio, nem um erudito, mas conheço a mensagem que você busca, porque um sábio compartilhou comigo há um tempo.

O velho escreveu três palavras em um pequeno papel, o dobrou e o entregou ao rei com a advertência: “Não o leia, mantenha-o escondido no anel. Abra-o somente quando você sentir que tudo deu errado e quando não encontrar saída para a sua situação”.

O momento chegou quando o reino foi invadido e o rei teve que fugir a cavalo para salvar sua vida enquanto seus inimigos o perseguiam. Ele chegou a um lugar onde o caminho terminava na beira de um precipício. A tentação de pular e acabar com o sofrimento foi grande. E então ele se lembrou do anel. Ele o abriu, e ali encontrou a seguinte mensagem:
Enquanto lia aquela frase, os inimigos que o perseguiam se perderam no bosque depois de errar o caminho, e logo ele deixou de ouvir os trotes dos cavalos. Depois daquele sobressalto, o rei conseguiu reunir o seu exército e reconquistar o reino.

Houve então uma grande celebração que se prolongou por vários dias. O monarca quis compartilhar a alegria com o velho, a quem foi logo agradecendo por aquela pérola de sabedoria. Ele lhe contou como aquelas palavras o haviam ajudado a impedir que os inimigos descobrissem sua posição e a não se atirar por aquele precipício quando tudo parecia perdido.

O velho, enquanto sorria porque entendia a alegria do rei, lhe disse de forma serena:


– Agora volte a olhar a mensagem.

Ao ver a expressão de surpresa do rei, que custou entender o motivo daquele pedido no momento de celebração, explicou: “Essa mensagem não é somente para situações desesperadas, mas também para as prazerosas. Não é só para quando você se dá por derrotado, ela também serve para quando você se sente vitorioso. Não é só para quando você é o último, mas também para quando você é o primeiro”. O rei abriu o anel e leu a mensagem:

“Isso também vai passar”.

Então, e só então, compreendeu a profundidade daquelas palavras.

- Lembre-se de que tudo o que é circunstancial, tudo passa. Seja porque fica para trás ou porque você se acostuma. – lembrou o velho criado – Só fica você, que permanece para sempre.



Brasil, meu Brasil brasileiro

A essa altura imagino que você já tenha entendido a minha visão das coisas. O momento é péssimo, há muitas incertezas no ar e o mercado precifica uma série de riscos se materializando. Mas não será a primeira nem a última crise que atravessaremos. Somos estruturalmente um país cíclico e em outros momentos houve quem achasse que o nosso país de fato estava decolando para se tornar um país de primeiro mundo.



Minha opinião é que não iremos virar uma Venezuela mais ao sul, e, tampouco, uma Suíça quando aprovarmos algumas reformas necessárias nos próximos anos. Acredite, alguns irão sonhar com isso, pois a maioria extrapola a tendência de curto prazo para o infinito, mesmo sem notar. Entender os a natureza dos ciclos é especialmente importante por aqui. Associe-se a boas empresas e não caia na tentação de vende-las quando tudo parecer indicar que estamos perto do abismo, e você terá uma boa fórmula para ir bem no longo prazo.


Siga no Twitter e Facebook
 

3 comentários:

  1. Concordo com você, tudo isso vai passar. E as crises sempre existiram, isso é certeza em qualquer economia, ficando apenas a ? de quando será a próxima?

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. E de la para ca, ja ocorreu isso inúmeras vezes e vai continuar acontecendo! Mandou muito bem, obrigado pelo post!

    ResponderExcluir